Plano de saúde para idoso aumentou. E agora?

Plano de saúde para idoso

Os reajustes de planos de saúde são comuns, eles podem acontecer devido à faixa etária ou até mesmo por ajustes anuais. Porém, existem algumas arbitrariedades quando o assunto é o aumento do plano de saúde para idoso. O que fazer quando ele aumenta?

Para responder essa pergunta, separamos algumas informações essenciais para te ajudar a ter cuidado com possíveis ilegalidades e cobranças mais altas que as cabíveis nesse tipo de plano.

Se você tem dúvidas em relação ao plano de saúde para idoso, seus reajustes e outros, continue acompanhando para saber mais.

Veja detalhadamente em quais situações pode acontecer o reajuste

O primeiro passo entender quando o reajuste pode acontecer. Os reajustes básicos são devido à mudança da faixa etária e também de forma anual. Estes 2 tipos podem acontecer ao longo de alguns anos durante o uso do serviço prestado.

Vamos supor que você esteja na faixa etária 40 anos. Neste caso, é aceitável que a cada ano tenha um reajuste determinado e pré estabelecido pela prestadora de serviços do plano de saúde. Mas existe um porém, isso só pode acontecer de maneira válida, se estiver acordado no momento no contrato inicial.

Outra situação viável é quando você está em uma mudança cobertura de faixa etária. Suponha que você está prestes a completar 60 anos, a partir daí pode ocorrer uma transição de valor justa, visto que a sua faixa de atendimento mudou em decorrência à sua nova idade, no entanto você precisa prestar atenção no valor que mudará e essa mudança não pode ser frequente a partir do momento que você completa 60 anos.

Saiba quando o aumento do plano de saúde para idoso se torna arbitrário

Existem algumas empresas, que visando buscar benefício próprio, chegam a duplicar o valor da mensalidade quando a pessoa entra na faixa de atendimento ao idoso.

No entanto, isso é um abuso e você precisa recorrer. Hoje em dia, a última faixa etária prevista para aumento do plano de saúde devido à idade é feita até os 59 anos. Após isso, fique atento.

Outro fato comum, é reajustar o valor do plano de saúde para idosos que já possuem contrato com o mesmo plano de saúde há mais de uma década.

Exemplificando para melhor entendimento:

Você utiliza o plano x desde janeiro de 2011. No entanto, com mais de 60 anos já, a operadora de plano de saúde decide por conta própria que fará um reajuste no valor do seu plano devido à sua idade.

Esse aumento devido a sua mudança etária e com o seu uso há mais de 10 anos, é ilegal e você precisa recorrer para não ser lesado nesse aspecto.

O que fazer quando a prestadora desse serviço abusa do valor exigido?

Havendo qualquer indício de ilegalidade sobre o valor que está sendo cobrado mensalmente, para que você usufrua do plano de saúde, solicite imediatamente uma cópia do seu contrato, bem como todo o seu histórico de cobranças e pagamentos.

Com essa documentação, procure ajuda de um advogado especialista na área para fazer análise e comprovar se de fato há ou não a cobrança ilegal ou abusiva sendo feita para você.

Caso haja necessidade, seu advogado informará sobre um possível ajuizamento de ação judicial. Dependendo do tamanho do seu prejuízo e do caso concreto, será possível reaver o valor que já foi pago além do que deveria ter sido e ter o seu valor também regularizado na sua mensalidade sem as cobranças indevidas.

Por isso, não deixe de buscar ajuda para a solução do seu problema. Existem profissionais extremamente competentes e qualificados no mercado hoje em dia, que podem soluciona-lo de maneira mais simplificada e com menos “dor de cabeça” possível, para que você tenha mais solução e menos problema.

Leia também: Plano de saúde e reembolso

Siga nosso Instagram: @saudepratodosbrasil

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Janeiro Branco: medicamentos de alto custo e saúde mental

O mês de janeiro é conhecido como “Janeiro Branco”, dedicado à conscientização sobre a saúde mental.

A saúde mental é um tema fundamental e deve ser abordado com sensibilidade e cuidado. Muitas pessoas enfrentam desafios relacionados a transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outros. Para muitos pacientes, o tratamento inclui o uso de medicamentos de alto custo, que podem ser essenciais para o tratamento dessas condições.

Janeiro Branco: o que fazer quando o plano de saúde recusa cobrir as sessões de terapia?

Quando o plano de saúde nega a cobertura de terapias, pode ser frustrante e desanimador, mas é importante lembrar que existem opções e recursos disponíveis para lidar com essa situação. 

Em primeiro lugar, é importante entender os motivos pelos quais o plano de saúde negou a cobertura das terapias. Geralmente, as seguradoras costumam justificar a recusa com base em critérios estabelecidos em seus contratos e nas normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).