Plano de saúde cobre vacina? Saiba como funciona

Plano de saúde cobre vacina

Em geral, as pessoas que usufruem do plano de saúde, não sabem tudo o que ele cobre ou que deveria cobrir. Mas afinal, plano de saúde cobre a vacina? Veja como isso funciona.

Não importa qual seja a área que você necessita atendimento especializado, dependendo da abrangência do seu plano, existem alguns procedimentos que são obrigatórios.

Para te ajudar a acabar com essa dúvida, confira agora as informações que separamos para você.

Qual é a importância de vacinar?

Sem nenhuma dúvida, as vacinas foram desenvolvidas para auxiliar o organismo humano e treiná-lo para protege-lo de algumas doenças, principalmente aquelas que são vírus muito forte.

Sendo assim, a vacina tem uma função principal, que é deixar o corpo com uma defesa boa para impedir que o seu sistema imunológico sofra com os ataques de algum vírus. Assim, se houver o ataque desse vírus dentro do corpo o sistema imunológico criará uma barreira com anticorpos, deixando o corpo seguro.

Atualmente, no Brasil, existem diversas campanhas de vacinação que abrangem desde a idade dos bebês até idosos. É fundamental que eles estejam todos vacinados, nas fases corretas de vida, para no tempo certo realizar o combate de determinados vírus.

Alguns exemplos de campanhas, são as vacinações contra sarampo, poliomielite, febre amarela, gripe, COVID- 19 entre outros.

É importante estar vacinado de acordo com a faixa etária correspondente, pois existem vacinas que quando são tomadas por crianças protegem uma área específica a qual elas necessitam de ajuda e de imunidade naquele momento. Assim como pode acontecer o contrário. Como foi o caso de pessoas mais velhas receberem primeiro a dose da vacina contra a covid.

Plano de saúde cobre vacina contra gripe, hpv e outros?

Tudo o que os planos de saúde fazem ou deixam de fazer, está estabelecido pelo procedimento em um rol taxativo da Agência Nacional de Saúde (ANS). No entanto, ela não determinou que fosse obrigatória a concessão das vacinas com a cobertura dos planos de saúde.

E por esse motivo, as empresas que oferecem plano de saúde não são obrigadas a fornecer a vacinação de todos. Isso pode acontecer apenas com quem paga a mais para usufruir do plano.

Sendo assim, verifique se o seu plano de saúde faz a cobertura desse tipo de serviço, ou se você ainda não tem um, mas, quer que ele abranja essa tarefa, verifique na sua cotação o que ele cobre.

Mesmo que o seu plano não tenha uma cobertura ampla no que tange a vacinação, existem 2 que são necessárias a cobertura, que é contra a gripe para quem estiver no grupo de risco e a BCG para recém-nascidos.

O sistema único de saúde, também conhecido como SUS, disponibiliza de forma gratuita, a imunização para toda a população.

Basta comparecer em um posto local de imunização e solicitar que seja feita a vacinação.

Caso você queira ainda assim solicitar a aplicação pelo seu plano, dependendo de como for a cobertura dele qual for a vacina a ser aplicada, existe a opção de arcar com o custo e solicitar um reembolso.

É fundamental estar a par do sistema de vacinação desde o nascimento de uma criança até a fase do idoso. Isso porque as vacinas são importantes para várias fases da vida e sem as doses de reforço ou únicas, que são necessárias para proteção do organismo, pode ocasionar alguma doença e gerar uma irreversibilidade da situação.

Mesmo que seu plano de saúde não te dê ampla cobertura para vacinar, busque orientação com o SUS, mas não deixe de se vacinar. Fortaleça seu sistema imunológico e evite grandes sustos com problemas de saúde futuros.

Leia também: Prazos de atendimento: conheça seus direitos no plano de saúde

Siga nosso Instagram: @saudepratodosbrasil

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Janeiro Branco: medicamentos de alto custo e saúde mental

O mês de janeiro é conhecido como “Janeiro Branco”, dedicado à conscientização sobre a saúde mental.

A saúde mental é um tema fundamental e deve ser abordado com sensibilidade e cuidado. Muitas pessoas enfrentam desafios relacionados a transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outros. Para muitos pacientes, o tratamento inclui o uso de medicamentos de alto custo, que podem ser essenciais para o tratamento dessas condições.

Janeiro Branco: o que fazer quando o plano de saúde recusa cobrir as sessões de terapia?

Quando o plano de saúde nega a cobertura de terapias, pode ser frustrante e desanimador, mas é importante lembrar que existem opções e recursos disponíveis para lidar com essa situação. 

Em primeiro lugar, é importante entender os motivos pelos quais o plano de saúde negou a cobertura das terapias. Geralmente, as seguradoras costumam justificar a recusa com base em critérios estabelecidos em seus contratos e nas normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).