O que é método ABA e quais os benefícios? Entenda em 2 minutos

ABA

“ABA” não é uma espécie de terapia, mas sim um método. A sigla significa “Applied Behavior Analysis”, ou, em português, “Análise do Comportamento Aplicada”, também conhecida por ser um método de “aprendizagem sem erro”.

O QUE É O MÉTODO ABA?

  • Esse método consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que a criança ou a pessoa com autismo (ou com transtornos invasivos do desenvolvimento) se torne autônoma e independente
  • É comumente utilizado no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), principalmente em casos classificados como graves
  • De acordo com a Associação para a Ciência do Tratamento do Autismo dos Estados Unidos, ABA é o único tratamento que possui evidência científica suficiente para ser considerada eficaz no tratamento do autismo grave – principalmente se for iniciado quando criança, privilegiando o diagnóstico e tratamento precoce
  • Basicamente, o ABA trabalha no reforço dos comportamentos positivos: durante o tratamento habilidades geralmente são ensinadas em uma situação com aluno e professor, por meio da apresentação de uma instrução ou de uma dica (nesse momento, com o professor auxiliando a criança)
  • As oportunidades de aprendizagem são, então, repetidas diversas vezes, até que a criança demonstre o aprendizado, ou seja: até que seja capaz de demonstrar aquela habilidade que foi aprendida em diversos ambientes e situações
  • A principal característica do tratamento ABA é o uso de consequências favoráveis ou positivas (reforçadoras)

Não são todos os profissionais e terapeutas que estão aptos para realizar um tratamento por esse método: é preciso encontrar profissionais especializados em ABA. Somente assim a terapia será eficaz, e poderá trazer benefícios ao paciente e às pessoas ao seu redor.

BENEFÍCIOS DO MÉTODO ABA

  • Trabalha diversas habilidades, como o comportamento social, comunicação, contato visual e escrita
  • Auxilia no desenvolvimento da leitura
  • Garante mais autonomia no autocuidado e nas rotinas do dia-a-dia
  • Ainda, permite utilizar estratégias especificamente para evitar comportamentos violentos
  • Por fim, proporciona mais autonomia, trazendo benefícios não apenas na vida familiar, mas também na escola, e nas interações sociais.

Somente o médico poderá avaliar qual a terapia ou método mais indicado para cada caso. Se tiver dúvidas, agende uma consulta.

Vale lembrar que se você possui plano de saúde, e ele oferece cobertura para determinada doença, como o TEA, também deve cobrir os tratamentos, da maneira que for prescrito pelo médico. Isso significa: sem limite de sessões, e com um profissional adequado e especializado.

Se você não possui plano, não se preocupe: o SUS existe para amparar todos os brasileiros, e garantir o acesso à saúde, com prioridade para pessoas com deficiência e pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Tem dúvidas? Precisa de ajuda? É só chamar nossa equipe no WhatsApp: (11) 97619-9589

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

1 comentário em “O que é método ABA e quais os benefícios? Entenda em 2 minutos”

  1. Quais as principais contribui es para o desenvolvimento cognitivo do aluno autista podem ser observadas com a interven o atrav s da an lise do comportamento aplicada-ABA?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Janeiro Branco: medicamentos de alto custo e saúde mental

O mês de janeiro é conhecido como “Janeiro Branco”, dedicado à conscientização sobre a saúde mental.

A saúde mental é um tema fundamental e deve ser abordado com sensibilidade e cuidado. Muitas pessoas enfrentam desafios relacionados a transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outros. Para muitos pacientes, o tratamento inclui o uso de medicamentos de alto custo, que podem ser essenciais para o tratamento dessas condições.

Janeiro Branco: o que fazer quando o plano de saúde recusa cobrir as sessões de terapia?

Quando o plano de saúde nega a cobertura de terapias, pode ser frustrante e desanimador, mas é importante lembrar que existem opções e recursos disponíveis para lidar com essa situação. 

Em primeiro lugar, é importante entender os motivos pelos quais o plano de saúde negou a cobertura das terapias. Geralmente, as seguradoras costumam justificar a recusa com base em critérios estabelecidos em seus contratos e nas normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).