O que é a Síndrome de Menière?

Síndrome de Menieré

A Síndrome de Menière ficou mais conhecida depois da artista britânica Jessie J. ser diagnosticada com a doença. Ela descreveu os sintomas: “Acordei como se estivesse surda do ouvido direito e não consegui andar em linha reta”, disse a cantora, que relatou ainda que passou o dia com zumbidos no ouvido e descreveu a sensação como “se alguém tivesse ligado um secador de cabelo dentro dele.”

Tecnicamente, a Síndrome de Ménière é uma doença rara que afeta o ouvido interno, caracterizado por frequentes episódios de zumbido, perda auditiva e vertigens. Estes sintomas aparecem subitamente e podem durar somente alguns minutos ou até mesmo horas.

A intensidade e a quantidade das crises pode variar de pessoa para pessoa e indivíduos na faixa entre 40 e 50 anos são os que mais tendem a apresentar os sintomas. As causas ainda não são bem conhecidas, mas estudos indicam que seja provocada por uma falha no mecanismo regulador da produção, circulação e/ou absorção da endolinfa, o líquido que fica na parte interna da orelha, envolvendo o labirinto membranoso.

Inicialmente, a síndrome pode ser confundida com um mal estar. No entanto, conforme progride, pode provocar perda auditiva de alta e baixa frequência, o que torna buscar a ajuda de um profissional muito importante para que ele possa diagnosticar a doença com precisão, principalmente porque outras doenças podem causar um quadro clínico parecido, como doenças da tireoide, diabetes, esclerose múltipla, entre outras.

A Síndrome de Ménière não tem cura e o tratamento pode ser necessário por toda a vida dos pacientes. Através de  medicamentos que devem ser prescritos pelo médico, é possível aliviar os sintomas, restabelecer o equilíbrio e amenizar o zumbido. Também é aconselhado manter uma alimentação saudável, reduzir o consumo de cafeína e sódio, e aumentar o consumo de potássio, por meio de frutas e grãos.

E, se precisar de ajuda para conseguir o diagnóstico e o tratamento, fale com a gente pelo WhatsApp: (11) 97619-9589

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Janeiro Branco: medicamentos de alto custo e saúde mental

O mês de janeiro é conhecido como “Janeiro Branco”, dedicado à conscientização sobre a saúde mental.

A saúde mental é um tema fundamental e deve ser abordado com sensibilidade e cuidado. Muitas pessoas enfrentam desafios relacionados a transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outros. Para muitos pacientes, o tratamento inclui o uso de medicamentos de alto custo, que podem ser essenciais para o tratamento dessas condições.

Janeiro Branco: o que fazer quando o plano de saúde recusa cobrir as sessões de terapia?

Quando o plano de saúde nega a cobertura de terapias, pode ser frustrante e desanimador, mas é importante lembrar que existem opções e recursos disponíveis para lidar com essa situação. 

Em primeiro lugar, é importante entender os motivos pelos quais o plano de saúde negou a cobertura das terapias. Geralmente, as seguradoras costumam justificar a recusa com base em critérios estabelecidos em seus contratos e nas normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).