Como conseguir medicamentos de alto custo pelo SUS?

Medicamentos de alto custo pelo SUS

Você sabe como conseguir medicamentos de alto custo pelo SUS e como funcionam todos os procedimentos envolvidos?

Os remédios são recursos de primeira necessidade e, quando é preciso utilizá-los, não há como deixar de adquiri-los. Porém, nem sempre essa é uma tarefa assim tão simples.

Um dos grandes problemas que surgem é quando existe a necessidade de se comprar os medicamentos de alto custo. Por seu valor elevado, a maioria das famílias não possuem condições de comprá-los, o que poderia até mesmo colocar em risco a sua saúde.

Porém, o SUS permite que aqueles que precisem, consigam esses remédios sem custo, para que consigam realizar seu tratamento.

Hoje, vamos saber mais a respeito desse tipo de medicamento, como conseguir e o que fazer para ter acesso a esse recurso. Confira as informações.

Procedimento para conseguir medicamentos básicos é mais simplificado

Quem necessita de medicamentos pelo SUS e que não sejam de alto custo, passam por um processo muito mais simples e rápido.

Primeiramente, é importante ter em mãos a carteirinha do SUS, que é possível conseguir em uma Unidade Básica de Saúde perto de sua casa. A carteirinha é confeccionada mediante a apresentação de comprovante de residência, identidade e também o CPF.

Com a carteirinha feita, basta ter a receita médica que comprove a necessidade daquele remédio e ir até um posto de saúde para fazer a retirada.

Como conseguir medicamentos de alto custo pelo SUS?

Quando a pessoa precisa de medicamentos de alto custo pelo SUS, é um pouco mais trabalhoso esse processo, já que é preciso fazer outras etapas além da confecção da carteirinha.

O primeiro passo é justamente informar-se no próprio local onde recebeu o laudo médico e receituário a respeito da entrega desse tipo de medicamento, já que você deverá solicitá-lo neste lugar.

Os documentos necessários para fazer a solicitação são os seguintes:

  • Carteirinha do SUS;
  • RG;
  • PIS/PASEP;
  • Duas vias da receita médica;
  • LME preenchido.

Essa guia LME constará o tipo da doença e o tratamento requisitado, bem como a comprovação de que a pessoa precisa tomar esse remédio.

Uma coisa a se ter em mente é que não há uma data específica para se receber o medicamento, a depender do estoque e do tempo para conseguir novas unidades.

Essa entrega poderá ser na hora ou mesmo demorar até três meses.

Renovação de três em três meses é necessária

Além de realizar todo esse procedimento de solicitação do medicamento, também é preciso renovar esse pedido de três em três meses.

Essa solicitação dura por essa quantidade de tempo, após isso devendo ser refeita por mais outro período igual.

Vale lembrar que, sempre ao ir buscar o medicamento é necessário estar portando a receita e apresentá-la no ato para validar essa retirada.

Medicamentos de alto custo pelo SUS que são de uso contínuo

Os medicamentos de alto custo que são de uso contínuo estão no chamado Programa de Medicamentos Excepcionais. Sua distribuição segue regras específicas, o que acaba por tornar o processo diferenciado.

Para receber esse tipo de remédio, é necessário seguir todos os protocolos acima citados, além de também verificar se ele consta na lista de remédios excepcionais.

Saiba mais sobre os medicamentos de alto custo pelo SUS nas unidades de saúde

Para obter mais informações a respeito desse tipo de recurso, é importante ir até a unidade de saúde mais próxima da sua casa para que você veja com detalhes o que irá precisar para fazer a requisição.

A lista e o número de medicamentos podem mudar, mas, atualmente, há mais de 140 deles disponíveis para os que precisam.

Agora que você já sabe como conseguir medicamentos de alto custo pelo SUS, informe-se numa unidade mais próxima e junte os documentos necessários.

Leia também: O que seu plano de saúde deve cobrir? Fique por dentro dos seus direitos

Siga nosso Instagram: @saudepratodosbrasil

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Janeiro Branco: medicamentos de alto custo e saúde mental

O mês de janeiro é conhecido como “Janeiro Branco”, dedicado à conscientização sobre a saúde mental.

A saúde mental é um tema fundamental e deve ser abordado com sensibilidade e cuidado. Muitas pessoas enfrentam desafios relacionados a transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outros. Para muitos pacientes, o tratamento inclui o uso de medicamentos de alto custo, que podem ser essenciais para o tratamento dessas condições.

Janeiro Branco: o que fazer quando o plano de saúde recusa cobrir as sessões de terapia?

Quando o plano de saúde nega a cobertura de terapias, pode ser frustrante e desanimador, mas é importante lembrar que existem opções e recursos disponíveis para lidar com essa situação. 

Em primeiro lugar, é importante entender os motivos pelos quais o plano de saúde negou a cobertura das terapias. Geralmente, as seguradoras costumam justificar a recusa com base em critérios estabelecidos em seus contratos e nas normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).