Como conseguir cirurgia urgente pelo SUS?

Como conseguir cirurgia urgente pelo SUS

Você sabe como conseguir cirurgia urgente pelo SUS? O Sistema Único de Saúde (SUS) é referência no mundo no que diz respeito ao acesso à saúde pela população. Ele oferece todos os tipos de tratamentos e atendimentos necessários à manutenção da saúde.

Contudo, ele é conhecido, no Brasil, pela sua demora e, muitas vezes, descaso com os pacientes, os quais nem sempre são atendidos de forma adequada e no tempo certo, havendo filas de espera para certos procedimentos e demora no caso de cirurgias.

E nem sempre, os locais de atendimento são adequados, possuindo todas as necessidades para o desenvolvimento de atendimentos mais complexos, sendo necessária remoção e atendimento em local diverso, principalmente no que diz respeito às cirurgias.

Cirurgia Urgente pelo SUS, como conseguir?

Em caso de necessidade urgente, e não houver o retorno em tempo do sistema de saúde, o que fazer para que se consiga o atendimento?

Acionamento do próprio SUS ou Secretaria responsável

Dependendo do caso, o primeiro passo a ser dado é acionar o próprio SUS ou a secretaria responsável pelo local onde o atendimento acontece. Explicar a situação, protocolar o pedido de atendimento urgente e tentar resolver através desses órgãos é a maneira mais tranquila para que se veja atendida uma necessidade.

No caso de cirurgias, geralmente, estas são feitas em locais de maior envergadura, necessitando de pedidos de transferência, autorizações, e tudo o mais que for necessário para que ela ocorra. Assim, contatar ambos os locais, é importante para que se registre todo o trâmite e se tenha consciência de tudo o que foi feito para que se pudesse acontecer a cirurgia de urgência.

Acionamento de Órgãos Públicos

Caso o procedimento administrativo não surta efeito, cabe o acionamento do Ministério Público de sua cidade ou da Defensoria Pública, pois, estes órgãos têm a função de defender os interesses da população.

O atendimento é aberto ao público e você poderá relatar o que está ocorrendo, para que os representantes possam tomar as providências necessárias em relação ao encaminhamento da questão, para que a cirurgia de urgência seja feita pelo SUS.

Provavelmente, eles tentarão a via do diálogo, acionando os responsáveis para a solução do problema, da forma mais célere possível, evitando o ajuizamento de ações e a responsabilização daqueles. Contudo, caso não se consiga a solução, eles ingressarão com processo judicial o qual defenderá os interesses do paciente que necessita da urgente cirurgia.

Advogado

Outra via a ser pensada, é a contratação de um advogado para que este ingresse com um Mandado de Segurança, com pedido liminar, visando ao atendimento da urgência de forma mais célere possível, afinal, o tratamento e cirurgia são questões de vida ou morte.

Nesse caso, a ação será direta ao judiciário, devendo haver as provas suficientes, através de documentação, da necessidade urgente da cirurgia, para que o juiz consiga definir as necessidades e tenha fundamento suficiente para tomar uma decisão em favor do paciente, com a obrigação da execução da cirurgia.

Documentos

O mais importante, independente da via adotada, será a comprovação da necessidade urgente da cirurgia, pois, é necessário que se faça prova da urgência e do risco de morte em caso de demora.

Sempre guarde cópia de tudo o que envolver os atendimentos e os protocolos adotados nas internações e tratamentos, principalmente o prontuário médico, que é direito dos familiares o acesso, e os atestados e solicitações. Só assim, haverá uma fundamentação robusta para que haja uma decisão favorável pela execução da cirurgia de forma urgente.

A negativa de acesso aos documentos é ilegal, uma vez que a legislação possibilita que os familiares tenham acesso e façam cópia de tudo o que diz respeito ao período de internação e ao tratamento ministrado.

Se você ou alguém que você conhece precisa de uma cirurgia urgente pelo SUS e não está conseguindo, entre em contato conosco.

Leia também: SUS deve conceder medicamentos para HIV?

Siga nosso Instagram: @saudepratodosbrasil

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

4 comentários em “Como conseguir cirurgia urgente pelo SUS?”

  1. Avatar
    Antonio carlos bauer

    Olá estou tentando uma cirurgia pelo SUS, super simples de otite,pessoa se debilitado dia Pos dia, agendamento tem um mês ainda, começou febres e vômito, vamos no hospital medicam e mandam voltar, não sabemos mais o que fazer

  2. Avatar
    Antônio Amaro

    Meu nome é Antônio estou já passando necessidade com minha família pois preciso de uma cirurgia na coluna e só estou vendo o tempo passar,até falta de comida , pois não posso trabalhar e também o sus não me dá o benefício que tenho direito, tenho laudos e receitas mas até agora nada

  3. Avatar
    Solange de Almeida Oliveira

    Preciso de ajuda para uma cirurgia que estou aguardando desde janeiro tenho prolapso cistrocele grau 4 estou aguardando há meses o hospital chamar pra fazer os exames pré operatório tenho muitas infecção urinária ta bem complicado não posso fazer esforço algum mal consigo andar dpois de cada infecção, preciso que saia logo esse cirurgia se alguém poder me ajudar agradeço

  4. A três anos atrás fiz uma bioplastia com um esteticista e agora estou tendo problemas de saúde por conta disso, meu corpo está rejeitando, o produto se estapalhou pelas.mj has coxas e subiu para até uma certa parte de coluna, estou com infecção tomando antibiótico e corticoide já a 1mes , entrei no sistema para a cirurgia da retirada disso do meu corpo, mas não sei como faço para saber em que lugar estou na fila, não t3nho mais vida não saiu de casa com dores e inchaço pela coxa doe, a dermatologista do posto de saúde já me encaminhou para a tal fila, sou de Niterói os hospitais aqui são precários, não tenho dinheiro para uma cirurgia paga. Podem me ajudam ?
    18/09/2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Janeiro Branco: medicamentos de alto custo e saúde mental

O mês de janeiro é conhecido como “Janeiro Branco”, dedicado à conscientização sobre a saúde mental.

A saúde mental é um tema fundamental e deve ser abordado com sensibilidade e cuidado. Muitas pessoas enfrentam desafios relacionados a transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outros. Para muitos pacientes, o tratamento inclui o uso de medicamentos de alto custo, que podem ser essenciais para o tratamento dessas condições.

Janeiro Branco: o que fazer quando o plano de saúde recusa cobrir as sessões de terapia?

Quando o plano de saúde nega a cobertura de terapias, pode ser frustrante e desanimador, mas é importante lembrar que existem opções e recursos disponíveis para lidar com essa situação. 

Em primeiro lugar, é importante entender os motivos pelos quais o plano de saúde negou a cobertura das terapias. Geralmente, as seguradoras costumam justificar a recusa com base em critérios estabelecidos em seus contratos e nas normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).